sexta-feira, 22 de julho de 2011

Animais híbridos

Ligre


O ligre (leão + tigre) é um híbrido entre um leão e uma tigresa.
Os machos deste animal são híbridos estéreis, pois o número de cromossomos do leão e do tigre são pares, mas diferentes, assim o ligre tem um número ímpar de cromossomos graças ao processo da meiose que ocorre na formação dos gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozóides, respectivamente), podem se acasalar com outro animal com características parecidas, como o próprio tigre ou leão puros, mas seus filhotes podem ter a saúde delicada.
O seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, atualmente, o maior felino do mundo, possuindo entre 3,5 e 4metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango.



Abelha-africana


Tal espécie é considerada a mais agressiva das abelhas manejadas em apiários. De origem africana, foi trazida para pesquisas por Warwick Kerr, em 1956, então professor do departamento de Biologia da UNESP Rio Claro de onde se espalhou rapidamente pelo Brasil, outros países da América Latina, e até os EUA.


Alpama

O alpama é um animal híbrido resultante do cruzamento de um lhama com uma alpaca. Suas características físicas são intermediárias às dos genitores.

Javaporco

O javaporco é um animal híbrido originário do cruzamento entre as espécies porco e javali. Este híbrido é um animal invasor em muitos países da América do Sul, sobretudo no Brasil, onde causa freqüentemente danos em culturas e florestas. Recentemente este animal foi estudado mais profundamente no Brasil, na região de Jacaratuá, onde foi feita a sua caracterização dentro do grupo dos ungulados do ponto de vista da morfologia, fisiologia e genómica, por uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro.

Beefalo

O beefalo é uma raça sintética com 3/8 de sangue bisão americana e 5/8 de gado europeu. Com seleção rigorosa os problemas de infertilida dos machos e problemas de partos nas fêmeas foram reduzidos. O híbrido de primeira cruza ou F1 é chamado Cattalo resultante do cruzamento genético de um bovino Bos touros e de um bisão americano, ambas as espécies com 2n=60.
No cruzamento de gado com bisão-europeu, Bison bonassus é chamado Zubron. Este híbrido é robusto, inteligente e bastante curioso criado experimentalmente em centros de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário